quinta-feira, 7 de julho de 2016

ESTAMOS DE VOLTA + NOVO EP "JOHANNESBURG" DE MUMFORD AND SONS + ARTISTAS AFRICANOS

ESTAMOS DE VOLTA AO AR :D
Nota: quem quiser passar o "mimimi,  já pula pro sexto parágrafo
Com toda a sinceridade de sempre, nada dramático ocorreu além das coisas normais da vida: foi a correria, o "deixa pra depois", o "tô sem tempo agora"... pois é.  E 3 anos se passaram sem nem tocar neste blog.
E me encontro aqui, sentindo mais enferrujada do que nunca para escrever sobre música.
Nessas horas, não adianta muito a experiência passada de leitora de revistas de música (naquela época não havia internet...sorry) e procuradora curiosa e compulsiva de novos sons desde os 10 anos de idade, de ex-redatora da MTV e hoje em dia de trabalhar com produção de shows... nada desse blá blá blá adianta.
É como se fosse a primeira vez que eu estivesse escrevendo.
Sendo assim, me perdoem o ferrugem, prometo (mais a mim do que a qualquer um) não ficar 3 anos sem escrever sobre música, ou seja, praticamente 3 anos sem respirar direito ;)
Ok, passado o "mimimi", vamos ao que interessa.
Pra voltar a escrever aqui decidi escolher uma das minhas bandas favoritas como inspiração e seu último trabalho: Mumford & Sons com os artistas Baaba Maal , do Senegal, The Very Best, duo londrino porém com integrantes do Malawi e Suécia (e se for ver como se apresentam, tem gente da França, da Nigéria...) e Beatenberg, da África do Sul. O resultado é um ep com 5 músicas intitulado "Johannesburg".
O EP, lançado no mês passado, foi gravado em 2 dias na África do Sul, e nele se ouve elementos da sonoridade nova (leia-se "sem-banjos e menos folk") do Mumford & Sons, do pop-indie inglês/sul-africano e obviamente (e para mim, a melhor parte) as raízes africanas muito bem representadas na voz de Baaba Maal.
Deixo com vocês, a melhor música do EP, "There Will Be Time":

Mumford & Sons é uma banda que tem sua base fincada nas raízes do folk estadunidense, mas também visita raízes mais antigas de vez em quando englobando músicas étnicas nos seus trabalhos. Previamente, junto com Laura Marling e o maravilhoso Dharohar Project (India), lançaram um EP com 4 músicas, em 2010. Na minha humilde opinião o melhor trabalho deles com Laura Marling.


Além dos eps, a banda gravou um documentário na India mostrando sua experiência musical e cultural e acredito que ainda este ano sai o documentário deles na África do Sul.
A influência africana na música inglesa atual não é novidade. Então além desses dois maravilhosos projetos do Mumford (que me fez ter novamente esperança na banda, pois não gostei nada do último álbum), deixo um dos caras mais visionários na música moderna: Mr. Peter Gabriel, que aliás está neste momento em turnê com o Sting.

É isso. Tá bom pra desenferrujar ;)?
Please minha gente da música raiz, daquela que toca a alma melhor que nenhuma outra, please press play!
Cheers mates!







Nenhum comentário:

Postar um comentário