terça-feira, 29 de janeiro de 2013

NEW/INDIE FOLK

Após quase um ano sem postar, estou revivendo o blog.
A ausência foi por um bom motivo, The Trixers fez muitos shows ano passado com a parceria do pessoal do Ponto Pro Rock que abriu muitas portas para a banda! E também fizemos muitos shows nas etapas do Aurora Rock Fest, que ganhamos! 
Voltando ao blog, o que me motivou ao retorno de posts foi mais uma lista de músicas que não sai da minha cabeça há alguns anos, mas agora tomou um rumo maior na mídia, ao ponto de tocar até em rádios pop. E eu acho isso muito bom, ajuda o pessoal a ouvir som de mais qualidade ;)
Estou falando do New Folk, ou Indie Folk. Ou a mistura dos dois, pra quem vê diferenças no rótulo.

Tem banda de New Folk dos EUA, inglesa e até da Islândia. "Folk" pois é totalmente influenciado pelo antigo estilo musical mais americano, com bandolins, violões ou algo mais tranquilo como Joni Mitchel e Joan Baez. Há também bandas que inseriram violinos, cello, e outros instrumentos acústicos. E "New" pois todas elas começaram na cena indie, havendo muita influência da cena mais alternativa.
Mumford & Sons
É o tipo de música que mais influencia as minhas composições. Todas as minhas composições, sem exceção, começaram pelo folk.
Eu altamente recomendo para quem gosta e quer saber mais, não se ater em apenas uma música de um grupo, mas passear pela discografia das bandas The Lumineers, Of Monsters And Men e principalmente onde tudo começou, Mumford & Sons. Recomendo também entrar no site de cada uma e comprar lá o album, não é caro, vale a pena e você dá seu dinheiro direto ao artista.

Então aí vai a minha lista (videos no youtube) que, pra mim, é muito especial (corações...):

1 Mumford & Sons - Awake My Soul (Toad Sessions)
2 Mumford & Sons - I Will Wait
3 The Lumineers - Ho Hey
4 Of Monsters And Men - Little Talks
5 Birdy - Skinny Love
6 The Head and The Heart - Down In The Valley
7 The Head and The Heart - River and Roads
8 Laura Marling - Rambling Man   (momento Dirce: é a ex do Marcus Mumford. Exerceu bastante influência nas músicas dele e é uma compositora incrivel!)
9 Noah And The Whale - 5 Years Time (momento Dirce 2: a banda da Laura Marling antes dela fazer carreira solo.Tive a honra de ver um show deles ao vivo, no pub que trabalhei, em Londres, em 2007. E sim, os meninos do Mumford & Sons tambem estavam lá, eram total strangers naquela época, ainda estavam começando a banda).
10 Blitzen Trapper - Black River Killer
11 Beirut - Vagabond
12 Horse Feathers - Curs In Weeds
13 Other Lives - For 12
14 Dan San - Tomorrow
15 Cat Power - Lived In Bars
16 Keren Ann - Lay Your Head Down

Cheers mates!
EM

Nenhum comentário:

Postar um comentário